Projetos Desenvolvidos

terça-feira, 29 de março de 2011

Como harmonizar o ambiente - parte I

Quem disse que harmonizar as coisas é uma tarefa simples? Nisso até o que era simples, já viu na confusão que se instaura né? Se você procurar algo pela net, vai encontrar muito de Feng-Shui. Não é uma coisa muito simples de entender e pôr em prática, além de geralmente se falar muito vagamente sobre isso.
Portanto, no começo de tudo, antes de tudo, até antes de pensar em qualquer coisa, pense nas cores. De que cor você gosta? Bem, se não for branco, marfim, salmon (bem clarinho), pode crer que essa cor será vista em detalhes do ambiente, certo? Claaaro, como postei na analise das cores do filme do Almadovar, tem estilos pra tudo. Até pra paredes pretas. Mas vou falar aqui de harmonia visual, sensorial, emocional... HARMONIA. Portanto, mesmo que você goste do azul BUFO, do laranja, do preto..., sinto muito mas, eles só geram harmonia se forem colocados como meros detalhes, em uma só parede (no máximo).


Palavras-chaves (aprendi esse truquezinho com o Teles e pode crer que eu odiava, agora eu uso)
Harmonia - Simetria - Concórdia - Ordem
Frase do dicionário: Disposição ordenada entre as partes de um todo.


Então...
1. Escolha quais as cores você gosta para as parede do local.


Dicas básicas: Para dar impressão que o ambiente é maior, cores claras, é claro. Atenção nas cores dos móveis (eles combinam? eles foram comprados aleatórios ou fazem parte de um projeto só? Eles tomam todo o espaço? Tem espaço pra dançar, sentar no chão?)  Bem... se tem espaço, pode usar uma parede com uma cor mais forte, sim claro, mas se não tem, e você quer cores fortes, deveria usar em móveis (não tanto tá?) e nos objetos. Quadros de paisagens dão impressão de aumentar o espaço, principalmente de janela e de mar. Atenção: nem todo espaço clean é de bom gosto, cuidado pra não ficar parecido com hospital, ou o céu. Se uma parede tiver uma cor forte (vermelho, verde, laranja, pink, preto), pode requintar de objetos coloridos, porta-retratos, quasdrinhos... almofadas... sofás.. pode inventar aí. Coisa mais sem nexo é uma parede BUFO sem nada, ou só com apenas... um jarro? dois jarros... Não esqueça que a decoração não é aleatória, existem estudos hoje em dia que cuida só disso. É pro seu bem estar, tem que ter haver com você, com seu modo de vida, de visão, de paixão.




As cores de paredes:




















Genteee, tem TUDO aí, com as referências todas, claro que vai variar de marca pra marca, mas... fiz o que pude.


Se você é daqueles que gosta de pregar as coisas na parede, ou se arrepia todo quando encosta numa parede áspera, tinta semi-brilho, por favor né?


Tão vendo como falar de harmonização de ambientes não é simples? Nem dá pra ser tuuuudo de uma vez. Na próxima parte vamos evoluir. Eu nem sei ainda como organizar tudo (rsrsrsr), mas vou por partes né?
Vamos lá.. falarei da distribuição dos móveis (nada fácil, aliás são tantos quadrados, cozinha, quarto, sala, tantos móveis).


Espero que eu possa ajudá-los (quem não gosta de saber como decorar o SEU espaço?) e quero aprender também (nunca tive tanto tempo dedicado à blogs) .


....................................................................................................................................................................